ÓAÊ promove evento para divulgar resultados da pesquisa #ContaPraGenteEstudante

Evento acontece na próxima quinta-feira (2) e ainda sorteará cinco kits com livros de apoio pedagógico para estudantes das cinco regiões do país

31 de agosto de 2021 | Notícias

As informações colhidas na campanha #ContaPraGenteEstudante, iniciativa do ÓAÊ – Observatório da Alimentação Escolar, serão divulgadas na próxima quinta-feira, dia 02 de setembro, às 17h, com transmissão ao vivo no youtube da organização. Com participação de 900 estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil, a pesquisa circulou de forma virtual durante um mês entre todas as regiões do país, visava mapear como era a alimentação antes e depois da pandemia nas escolas públicas do país.

Através dos relatos dos próprios estudantes, a ação visa amplificar o diálogo com os adolescentes e jovens que estão em idade escolar e matriculados em diversas instituições de ensino de todo o país. Além disso, através das respostas, o ÓAÊ busca estimular o debate entre esses alunos sobre os seus direitos, principalmente no que tange a defesa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Assessora de Assuntos Estudantis do ÓAÊ, Thais Iervolino, foi uma das atuantes na elaboração conjunta da ação, que envolveu organizações como ActionAid, Campanha Nacional Pelo Direito À Educação, FBSSAN – Fórum Brasileiro de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Rede de Mulheres Negras para Soberania Segurança Alimentar e Nutricional. “Pela primeira vez, jovens da escola pública puderam falar sobre o contexto da alimentação escolar antes e durante a pandemia. Mais do que saber se esse direito está sendo garantido ou não, a Campanha promove o debate e o engajamento, fortalecendo a opinião dos estudantes e seus espaços de participação social”, completou Thais.

Entre o perfil dos estudantes que responderam a pesquisa, destaca-se a expressiva participação de estudantes do Nordeste, com 54%. O sudeste, ficou em segundo, com 31%. Mulheres e pessoas que se indentificam como negros ou pardos também encabeçam a lista. Com o estudo completo, a proposta agora é divulgar um material assertivo e capaz de estimular e fortalecer a consciência sobre o direito humano à alimentação escolar e o conhecimento e defesa sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – principalmente entre os alunos.

O evento de lançamento na quinta-feira reunirá mobilizadores e ativistas para dialogarem sobre os indicadores que foram colhidos e ainda divulgar os ganhadores dos cinco kits com livros de apoio pedagógico. Participarão do evento, comentando os resultados da pesquisa, representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), da Aliança para uma Alimentação Saudável e Adequada, do Levante da Juventude e do coletivo Comer para Quê.

Serviço:

Lançamento dos resultados da pesquisa Conta Pra Gente Estudante
Quando:
quinta-feira, dia 02 de setembro
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Onde: Transmissão ao vivo no Facebook – https://bit.ly/resultado-facebook-estudante e no Youtube – https://bit.ly/resutado-youtube-estudante