Observatório da Alimentação Escolar celebra um ano de existência

Promover o diálogo sobre o PNAE e o direito a uma alimentação adequada e saudável são alguns dos pilares que regem o projeto

16 de fevereiro de 2022 | Notícias

Lançado em fevereiro do ano passado, o Observatório da Alimentação Escolar – ÓAÊ celebra em 2022 o seu primeiro ano de existência com um resgate das principais produções que rechearam os 12 meses de projeto.

A iniciativa surgiu com o objetivo de ampliar a escuta, as narrativas e o diálogo com estudantes e suas famílias, agricultoras e agricultores familiares, além de membros de conselhos que atuam com a Alimentação Escolar. Nesse contexto, o ÓAÊ produziu conhecimento, através de notícias, notas técnicas, artigos, matérias investigativas, além de fortalecer laços com organizações da sociedade civil, coletivos e demais entidades que atuam em defesa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Em consonância a isso, matérias investigativas vieram como uma forma de se fazer ecoar todas essas temáticas com uma linguagem acessível e elementos gráficos que ajudam a ilustrar o que está sendo debatido. Ao longo dos meses, buscamos evitar retrocessos por meio de atividades de incidência política e de denúncias de violações que atravessaram a pandemia de COVID-19. Além disso, disponibilizamos ações de incidência entre os sujeitos de direitos que buscamos e desejamos cada vez mais estreitar nossos laços.

Como exemplo, duas campanhas de mobilização integraram o ano de 2021. A primeira, a “Conta Pra Gente Estudante“, reuniu relatos de mais de 900 alunos da rede pública de ensino do país para contarem como era a alimentação antes e depois da pandemia de COVID-19. Como resultado, foi possível mapear relatos de estudantes de todas as regiões do país, sendo 54% das respostas apenas do Nordeste. Os dados finais podem ser acessados no documento #LevantaDadosEstudante.

A segunda, focada em um dos grupos de grande importância para a manutenção do PNAE: a agricultura familiar. Sendo assim, a “Conta Pra Gente Agricultor/a“, contou com a participação de 516 agricultoras e agricultores que colaboraram com a construção de um estudo que mapeou informações sobre o que estava acontecendo com a aquisição de alimentos do PNAE por agricultoras e agricultores familiares, durante a pandemia da COVID-19.

Outro ponto de destaque, é o Anuário do ÓAÊ, que através de uma curadoria de conteúdos, reúne entrevistas e artigos elaborados por quem faz o PNAE acontecer dentro e fora das escolas. Esses são apenas alguns dos exemplos, você pode conferir outras produções do ÓAÊ aqui em nosso acervo.