Alimentação escolar: planejamento,produção, distribuição e adequação

Descrição

Objetivo. Avaliar o planejamento, processo produtivo, distribuição e adequação nutricional do cardápio da refeição principal ofertada em escolas municipais.Métodos. Este estudo descritivo transversal, realizado de março de 2011 a abril de 2012, utilizou uma amostra representativa (n = 42 escolas) das escolas municipais integradas de BeloHorizonte, estado de Minas Gerais, Brasil. Foram coletados randomicamente cinco cardápiosda refeição principal de cada escola para análise por meio da pesagem direta. Realizou-seavaliação dos índices de produção e da adequação nutricional ao planejamento da SecretariaMunicipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional e às recomendações do ProgramaNacional de Alimentação Escolar. Resultados. A análise revelou 79% de alteração dos cardápios servidos em relação aos cardápios planejados por nutricionistas da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentare Nutricional. Foram observados valores aceitáveis para resto-ingestão (4,90%) e índices elevados de sobras limpa (7,06%) e suja (5,30%). Foram verificadas inadequações nutricionais tantonos cardápios planejados quanto nos cardápios consumidos nas escolas municipais em termosdo Programa Nacional de Alimentação Escolar, principalmente para a faixa etária de 11 a 15anos. Identificou-se relação da porção consumida pelos funcionários da escola com a quantidadeproduzida de alimentos (r = 0,353; P < 0,001) e a sobra limpa (r = 0,138; P = 0,046). Ademais, houve correlação significativa proporcional de resto-ingestão com sobra suja (r = 0,145;P = 0,035) e inversamente proporcional com consumo de fibras (r = –0,143; P = 0,038).Conclusões. Evidencia-se a importância do acompanhamento da elaboração, preparo e distribuição da alimentação escolar, assim como da educação alimentar e nutricional, no intuito demelhorar a oferta e consumo alimentar das crianças e reduzir o desperdício no ambiente escolar

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