Avaliação de indicadores de qualidade da gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil: uma revisão sistemática

Descrição

O objetivo deste artigo é identificar estudos que desenvolveram indicador de qualidade para gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e avaliar criticamente as propriedades de seus instrumentos. Revisão sistemática utilizando Scopus, Lilacs, Pubmed e Web of Science para coleta de dados. A busca foi limitada aos estudos realizados entre 2009 e 2019. A estratégia de pesquisa incluiu termos relacionados à alimentação escolar, avaliação de programas e indicador. Os indicadores foram avaliados pelo instrumento Avaliação de Indicadores por Pesquisa e Avaliação. A pesquisa identificou 1.355 estudos, dos quais 14 eram registros potencialmente relevantes e dez preencheram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos utilizou uma revisão de literatura com técnicas de consenso no desenvolvimento do instrumento e um formato de matriz para avaliar o PNAE. Nenhum estudo apresentou evidência de validade do instrumento. As melhores pontuações foram obtidas nos domínios “Finalidade, relevância e contexto organizacional”, seguido de “Envolvimento das partes interessadas”, “Evidência, formulação e uso adicionais” e “Evidência científica”. Esta revisão encontrou lacunas na metodologia de estudos que desenvolveram indicadores de qualidade da gestão do PNAE. O desenvolvimento futuro desses instrumentos deve incluir evidências de validade.

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