Analisar a importância da aquisição de alimentos da agricultura familiar e agroecológicos na alimentação escolar foi o objetivo da pesquisa-ação “Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade: Agroecologia e Alimentação Escolar”, coordenada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) com interlocução de redes de agroecologia presentes em diferentes municípios brasileiros.
Dividido em 12 páginas, o estudo apresenta a caracterização geral das experiências dos sujeitos de direito que participaram da pesquisa, realizada entre 2019 e 2021. Ao todo, são analisadas treze experiências de nove municípios do país, divididas entre sete estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. Os relatos contam sobre os desafios, avanços e inovações da implementação do PNAE a partir das perspectivas de organizações de agricultores e agricultoras, assim como de gestores públicos.
A publicação é a primeira de uma série que irá abordar questões relativas à implementação do PNAE. Com a divulgação desses resultados iniciais , estima-se qualificar e dar subsídios para o desenvolvimento de novas experiências, além de incentivar a atuação e produção de ações de organizações da sociedade civil, gestores públicos e demais envolvidos na atuação e defesa do PNAE. Acesse o Boletim 1 aqui e o Mapa com a base de dados aqui.