O que são e para que servem os policy briefs?

Policy briefs são documentos que apresentam recomendações para melhorias em políticas públicas; ÓAÊ lançará com parceiros série de policy briefs sobre o PNAE

3 de outubro de 2023 | Notícias

Você já ouviu falar sobre Policy Briefs? Apesar do termo em inglês, eles estão muito presentes no cotidiano da população brasileira. Traduzindo, policy briefs são “resumos de recomendações de políticas públicas”. Ou seja, policy briefs são documentos enxutos, escritos sempre com uma finalidade, pautados por questões enfrentadas cotidianamente na execução de políticas públicas, com informações baseadas em estudos, fornecendo uma análise atual sobre uma questão e apresentando uma posição com sugestões de ações que podem contribuir para a melhoria de determinada política pública.

A partir de outubro de 2023, o Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) fará o lançamento de uma série de policy briefs sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A série será construída em parceria com universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais e pesquisadoras/es.

Segundo Luana de Lima Cunha, assessora executiva e de pesquisa do ÓAÊ, o objetivo dessas publicações é contribuir com o fortalecimento do PNAE, através de documentos acessíveis que contribuam para o controle social e a incidência política.

“Nós que construímos o Observatório, acreditamos que a produção de ciência deve caminhar junto à população e servir como base para ações de controle social e incidência política. Por isso, junto a diversos parceiros, vamos lançar uma série de publicações que irão servir como um resumo de estudos e pesquisas para embasar recomendações para construção de políticas públicas. Pretendemos que essas publicações sejam acessíveis a todas as pessoas que constroem o PNAE, tomadores de decisão e quem faz a participação social acontecer”, conclui.