Este trabalho avaliou o letramento alimentar na adolescência e a importância do ambiente escolar para a formação dos hábitos alimentares. Os fatores que contribuem para práticas alimentares inadequadas são complexos e requerem uma abordagem interdisciplinar que reconheça o contexto social e de saúde. Em meio aos esforços atuais para melhorar os comportamentos alimentares, os pesquisadores estão começando a utilizar o letramento em saúde (LS) e seu impacto na vida das pessoas. Nesse contexto, surgem os fundamentos do LS paraapresentar uma abordagem de promoção da saúde, oportunizando atitudes, habilidades e comportamentos positivos, que vão além do conhecimento individual para facilitar a mudança social, além do objetivo do empoderamento, que está no centro das conceituações atuais. As escolas fornecem uma plataforma para uma gama potencialmente ampla de intervenções. A educação nutricional deve ter como objetivo melhorar o letramento alimentar (LA) dos estudantes equipando-os com habilidades de preparo de alimentos e potencializando a prática de atividades físicas. Portanto, os educadores em saúde devem se concentrar nos significados morais e simbólicos que os adolescentes atribuem à alimentação e aplicar o conhecimento sobre alimentação e nutrição em relação à saúde